sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Liderar pelo exemplo: ruptura da liderança tradicional?

Os líderes são definidos não apenas pelas empresas em que atuam, pelo "sobrenome" que carregam, como também pela postura diante das diversas situações que enfrentam, norteados pelos valores e pela forma de se comunicar com a equipe.
São os valores que orientam nosso pensamento e que nos levam a agir, formando nossos modelos comportamentais que se revelam por nossos hábitos, caracterizando nosso caráter e consequentemente moldando nosso destino.
Liderar pelo exemplo é expor seus valores para si, para a equipe, para a organização e para a comunidade no qual a empresa tem influência.
Valores não foram feitos apenas para serem lidos e decorados e sim vivenciados, dia após dia, a cada situação enfrentada, as chamadas encruzilhadas da vida.
Como você responde a essas questões?
Você consegue exercer seus valores diante da pressão por resultados de curtíssimo prazo?
Como você reaje às decisões erradas tomadas por motivos corretos?
Como a globalização, crises, oscilações econômicas e processos de mudança influenciam suas decisões?
Como você cria, aplica e adquire a confiança dentro do time?
Você conversa com seus colaboradores e os ouve de modo que eles percebam que você os valoriza e confia neles?
Você cria um ambiente propício para que os problemas possam ser colocados em pauta e discutidos abertamente, com estímulo ao aprendizado contínuo, ao trabalho em equipe e à colaboração?
Existe coerência entre o que você pensa, o que fala e o que faz?
Você gostaria de ser liderado por você mesmo?
Estamos diante de um momento de ruptura de modelos e a liderança tem uma importância enorme nesse contexto. Dar o exemplo e vivenciar seus valores, tornando isso a marca da sua gestão é primordial nestes novos tempos.

Seguidores