Este conceito, formulado em 1996 por Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, diz que 70% do aprendizado é oriundo da experiência prática, 20% são decorrentes da interação com outras pessoas e 10% são obtidos através da educação formal.
A categoria dos 70% abrange as experiências e o aprendizado no próprio posto de trabalho, tais como:
- Ampliação do escopo de trabalho;
- Elaboração de projetos desafiadores;
- Alternância de funções de tempos em tempos;
- Assumir a função de outro profissional temporariamente;
- Liderar ou participar em alguma força tarefa, projeto, etc.;
- Maior exposição aos níveis seniores da organização;
- Liderar e/ou desenvolver outros.
Na camada dos 20%, o aprendizado ocorre com as interações e contato com outros profissionais, resultando em atividades tais como:
- Assessment e processos de coaching;
- Feedback do gestor, pares ou subordinado;
- Avaliação em relação ao desempenho;
- Almoço ou café com o gestor, pares e sudordinados;
- Redes sociais;
- Plano de crescimento e plano de carreira.
Nos 10% restantes, o aprendizado ocorre por meio de ações formais, incorporadas em livros, apostilas e outros materiais desenhados para a aprendizagem ou conduzida por especialistas, seja presencialmente ou à distância, dentre eles:
- Programas de treinamento técnico e/ou comportamental;
- Seminários, conferências ou palestras;
- Programas acadêmicos;
- Ensino à distância;
- Leitura de livros, revistas, jornais e assistir vídeos.
Em termos de características, podemos afirmar que este modelo não é fixo e serve como um balizador de práticas das ações de desenvolvimento de qualquer empresa. Sua utilização tampouco consiste em modismo, podendo se constituir em uma efetiva ferramenta de liderança, alinhada à cultura, valores e visão da empresa, já que atualmente a aprendizagem deixou de ter um caráter linear, tornando-se mais complexa.
As ações não formais de desenvolvimento tem se transformado em um excelente modelo para as empresas desenvolverem seus profissionais de forma continuada, fortalecendo para um planejamento mais efetivo do aprimoramento profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário